Álbum: Måns Zelmerlöw – Perfectly Damaged

Muito antes de ganhar o Eurovision Song Contest desse ano o sueco Måns já tinha uma carreira sólida em seu país, com discos e singles bem colocados nos charts por lá. Porém, com a vitória do Eurovision vem o karma a ser vencido de superar o fantasma do one hit wonder (internacionalmente, claro). Por essa razão Perfectly Damaged foi para muitos uma introdução ao cantor.

O álbum é formado majoritariamente por canções com refrões pegajosos e as vezes repetitivos, mostrando que o moço realmente quer se estabelecer internacionalmente.

Começa com a vigorosa Stir It Up que se inicia com uma harpa, na qual Måns deixa claro a que veio quando diz “Stir it up, lay it down. Show the world you’re new in town” (Se mexa, se imponha. Moste ao mundo que você é novo na cidade). Logo em seguida vem a música que lhe conferiu a vitória no Eurovision,a crescente Heroes, com seu refrão de empoderamento “We are the heroes of our time. But we’re dancing with the demons in our minds” (Somos os heróis de nosso tempo. mas estamos dançando com demônios em nossas mentes). Ah, claro, uma pausa pra coreografia batendo o pé e circulando o rosto com a mão, por favor:

Continuando, não na sequência das faixas, Live while we’re alive além de ter um título bem clichê, usa elementos clichê, como ‘heys’ e “oh oh oh’s”. Let It Burn é flutuante e tem uma batida eletrônica quase discreta, mas que funciona.

As mais calmas ficam por conta da esquecível Should’ve gone home, de What’s in your eyes que conta com a participação de Tilde Vinther, que contribui para deixar a faixa mais suave com seus vocais femininos delicados, e de Hearts Collide, em que no segundo verso se ouve “You forgive mistakes I made” (Você perdoa erros que eu fiz). Sim, perdoamos você Måns Zelmerlöw, especialmente por essas baladinhas! Não que seja ruim para um artista mostrar a sua versatilidade colocando músicas lentas no álbum, é até bom! Mas se ele espera ter sucesso com essas aqui pode se frustrar bruscamente.

Fade away começa séria, com vocais graves, mas explode num refrão alegre e contagiante, com direito a piano! The Core of You é crescente, mas não chega a ser contagiante. Em Kingdom Sky o senhor Zelmerlöw diz “Demon’s cry but I can’t hear them. They don’t crack through the shield” (Demônios choram mas não os ouço. Eles não ultrapassam o escudo) ao som de tambores vívidos. Seriam os mesmos demônios lá de Heroes? Olha, colocar ‘demônios’ em mais de uma música do disco pode dizer muito sobre o estado de espírito do artista, não é mesmo? O próximo disco Måns pode ser sobre exorcismo! Ou esse demônio é uma metáfora do karma de se fazer sucesso pós Eurovision? Vai saber né…

As mais repetitivas são Someday Unbreakable. E repetitivas aqui não é sinal de música ruim ou chata! Em Someday ouvimos no refrão “We’ll get it someday someday someday And I bet my heart on it’ (Vamos conseguir um dia, um dia, um dia e aposto meu coração nisso). Entendemos que você não vai desistir fácil, muito bem! Para se ter uma ideia, a palavra ‘someday’ é repetida 12 vezes no refrão. Unbreakable é a faixa que mais se diferencia de todas as outras, a mais chiclete, com uma pegada funk/disco, certamente a mais dançante e com uso notável de backing vocals. A palavra ‘unbreakable’ é repetida 9 vezes no refrão. Se esta música for single certamente ganhará notoriedade.

Como uma coletânea de músicas pop Perfectly Damaged funciona muito bem! Para servir de breakout internacional para um vencedor do Eurovision… Hmm, não sabemos, mas certamente não. O senhor Zelmerlöw é extremamente bonito e isso certamente conta pontos na hora de fazer sucesso. Aliás muita gente (erroneamente) acha que ele só ganhou o Eurovision por ser bonito.

8b801897be2dbdea8774e762ae294f63

Mas enfim, se me perguntassem qual vencedor do Eurovision dos últimos 5 anos tem mais chance de ter sucesso estável internacional a minha resposta seria um artista da Suécia sim. Mas não Mans e sim Loreen. Mas boa sorte aos dois, vai que eles fazem o “ABBA”.

Veredicto: 60/100

Faixas que você tem que escutar senão estará perdendo tempo de vida: “Stir It Up”“Heroes”“Unbreakable”.

loreen-mans-zelmerlow-430x286