Sziget Festival: O maior festival de música da Hungria

Esse post é meio pessoal, no qual relato a minha primeira experiência num festival fora do Brasil. O Sziget Festival é o maior festival de música da Hungria, com 7 dias de shows, festas, tendas e muitas atrações. O palco principal fica pra artistas Pop/Rock e geralmente artistas britânicos são os headliners. No dia de abertura desse ano a atração principal foi Robbie Williams. Conversando com alguns brasileiros que encontrei aleatoriamente no festival (claro né, sempre têm!) e que já tinham vindo no ano anterior, o Sziget para os húngaros é comparável ao Rock In Rio para os brasileiros.

Eu fui numa quinta feira, 13 de Agosto. A headliner do palco principal era Ellie Goulding. Antes dela aconteceram os shows de Maccabees, Ting Tings Foals. A primeira atração era Maccabees, as 4 da tarde. Se fosse no Brasil, certamente umas seis horas antes do primeiro show já haveria gente guardando lugar desesperadamente na grade e ia ficar por lá até o final. Na Hungria isso não é necessário. Cheguei as 11 da manhã no evento, andei, visitei várias tendas, comi várias comidas das centenas de barracas e carrinhos espalhados no local, me molhei nas fontes de água… enfim, realmente aproveitei o local como um todo antes de ir para o palco principal. Cheguei lá uma hora antes do primeiro show e consegui ficar uma fileira depois da grade. Logo depois do primeiro show uma galera migrou de palco e eu consegui grade pro show do Ting Tings:

Aqui, por mais que seja apertado quanto mais perto do palco, ainda sim é respirável! Galera respeita bastante o espaço individual.

A atração que eu (e muita gente) mais estávamos esperando entrou às 21:30: a linda da Ellie Goulding:

Deixo aqui dois trechos de vídeos que fiz durante o show dela. Desculpem pela tremedeira mas não é todo dia que você fica a poucos metros da Ellie Goulding né gente?!

Mesmo depois do fim do show da Ellie (por volta das 23 horas) consegui aproveitar muito mais do festival, visitando tendas de música eletrônica e claro, barracas de comida 😛 .

O transporte público de Budapeste, capital da Hungria, já e naturalmente muito bem estruturado e estava com funcionamento especial devido ao festival, então voltei pra casa umas 4 da manhã. Cansado, mas feliz!

Uma experiência que todos que tem a oportunidade super devem ter! Vão a um festival de música na Europa! Maravilhoso!