Happy Birthday To You… Warner! #SQN

A música mais popular do mundo, Parabéns Pra Você (Happy Birthday to You no original) pode gerar uma dor de cabeça e tanto para gravadora Warner.

Isso por que a música que ainda não é de domínio público e os direitos pra qualquer utilização com fins comerciais devem ser pagos à Warner, algo em torno US$1,500, rendendo à gravadora uma quantia que gira em torno dos US$ 2.000.000,00 (dois milhões de dólares) de renda ao ano.

Pela lei americana qualquer obra artística registrada antes de 1923 pode ser considerada de domínio público, permitindo assim sua livre adaptação. Porém Parabéns Pra Você foi registrada em 1935.

Mas isso pode mudar!
Foi descoberto na Universidade de Pittsburgh um livreto que supostamente contaria com a letra da canção, mas esse livreto é de 1922. Ou seja, comprovada a autenticidade desse livreto a Warner estaria condenada a devolver a quantia recebida, o que a empresa lucrou com a música, desde 2009. O caso está nos tribunais aguardando julgamento.

A título de informação: Aqui no Brasil a canção foi adaptada por Berta Celeste Homem de Melo em 1942. Bertha venceu um concurso promovido pela rádio Tupi no Rio de Janeiro, foi escolhida pela Academia Brasileira de Letras com os imortais Cassiano Ricardo, Mucio Leão e Olegário Mariano.

Porém Bertha nunca recebeu nada em relação aos direitos autorais, que aqui era transferido para além da Warner, ao compositor Jorge de Mello Gambier que compôs apenas uma estrofe em 1978. Sua família entrou com uma ação na justiça pedindo a quantia que lhe é devida!

Via Super Interessante