Grammy 2016: Nossas previsões

É certo que as indicações para a próxima edição do Grammy serão reveladas mais pro final do ano (provavelmente em dezembro) e a cerimônia de entrega dos gramofones de ouro então, só em fevereiro de 2016.

Muito tempo ainda, mas as especulações já se iniciam, visto que o prazo para quem “pretende” participar dessa próxima edição se encerrou, como de praxe, no último dia 30 de setembro.

E muita coisa rolou desde o primeiro dia de outubro de 2014 até o dia 30 de setembro de 2015!

Reuniremos aqui alguns prováveis nomes que provavelmente irão figurar no próximo Grammy, separados pelos principais tipos de categorias. Lembrando que esse mês de outubro poderá rolar pela internet listas de pré-indicados.


Categorias Dance/Eletrônica

É provável que nessas categorias tenhamos um grande nome: Diplo.
Tudo porque nesse intervalo de tempo, Diplo se reuniu com o DJ e produtor Skrillex e formou o projeto Jack Ü. Lançaram um álbum no início desse ano, sendo assim podem garantir uma indicação para Best Electronic/Dance Album e ainda Best Dance Recording pela parceria com Justin Bieber em Where Are Ü Now.

Também em 2015 Diplo voltou ao seu grupo, Major Lazer, para lançarem um novo trabalho o intitulado Piece is The Mission que conta com o grande hit Lean On com o DJ Snake e a MO, podendo assim concorrer nas mesmas categorias citadas.

Disclosure, que lançou o álbum Caracal na última sexta, também pode abocanhar algumas indicações nas categorias.

Uma surpresa: Naughty Boy com Runnin’ (Lose It All), parceria com Beyoncé e Arrow Benjamin.


Categorias R&B/Urban

Aqui não temos grandes lançamentos de grandes nomes do gênero, sendo assim podemos ter grandes surpresas!

 

Jazmine Sullivan, Keyshia Cole, Jill Scott e Ciara podem enfim garantir algumas indicações em Best R&B Album e talvez em Best R&B Song, categoria essa que também podemos ter Rihanna com os singles Bitch Better Have My Money, American Oxygen e FourFiveSeconds com Paul McCartney e Kanye West (essas duas últimas se não indicarem na categoria pop).

Mas é provável que o grande nome aqui seja o The Weeknd que lançou esse ano o Beauty Behind the Madness, álbum que é sucesso absoluto de crítica e vendas e seus singles ocupam o topo de charts pelo mundo.

Uma (grata) surpresa: Mary J. Blige com o álbum The London Sessions


 

Categorias Rock

Aqui é sempre uma surpresa.

Esses últimos meses tivemos bons lançamentos de grandes nomes como Muse e Faith No More e tivemos outras grandes surpresas: Imagine Dragons que fizeram um grande trabalho com o Smoke + Mirrors, o Blur e o seu elogiado The Magic Hip e a banda Mumford and Sons (que migraram da música folk e fizeram um álbum totalmente rock)

Além deles ainda teve o lançamento de The Pale Emperor do Marylin Manson, sendo assim é bem provável que sejam categorias bem divididas e bem justas nas indicações e vencedores.


Categorias Rap

Categorias mais disputadas, com melhores candidatos a indicações.

Tivemos Nicki Minaj com o The Pinkprint, que poderá abocanhar o maior número de indicações nessas categorias. Drake e sua ótima mixtape If You’re Reading This It’s Too Late, Fetty Wap a revelação no gênero de 2015, Kendrick Lamar e o elogiado To Pimp a Butterfly que por sinal esteve presente de alguma forma em todas as premiações nos últimos meses e J. Cole que no fim de 2014 lançou o 2014 Forest Hills Drive.

Kanye West lançou no fim do ano passado a canção Only One com participação de Paul McCartney e também pode figurar nas indicações.

Duas grandes surpresas: Angel Haze com o ótimo Back To The Woods e Azealia Banks com o Broke With Expensive Taste.


Categorias Pop

Aqui uma grande disputa, Madonna (Rebel Heart), Taylor Swift (1989), Adam Lambert (The Original High), Carly Rae Jempsen (E MO TION), Mark Ronson (Uptown Special) e Meghan Trainor (Title) podem entrar na disputa em Best Pop Solo Performance, Best Pop Duo/Group Performance e Best Pop Vocal Album.

Ainda na categoria Best Pop Solo Performance pode ainda ter indicações para Justin Bieber, OMI, Lady Gaga e Rihanna.

Surpresas: Demi Lovato e Selena Gomez.


Categorias Gerais

Aqui não dará outra e provavelmente não teremos muitas surpresas. Taylor Swift e The Weeknd são prováveis nomes que dominarão os números de indicações e as categorias gerais.

Podemos ainda ter grandes surpresas como em Album Of The Year com o álbum Rebel Heart da Madonna, Mumford & Sons com o Wilder Mind e o The Pinkprint da Nicki Minaj e Rihanna com Bitch Better Have My Money em Record Of The Year.

OMI pode figurar nas categorias principais com seu smash hit Cheerleader e Wizz Khalifa com Charlie Puth com o grande sucesso See You Again.

OMI ainda com Fetty Wap são presenças quase garantidas na categoria Best New Artist.


Os injustiçados dessa edição

Podemos até apostar em alguns injustiçados dessa próxima edição:

  • Troye Sivan – Wild
  • Mika – No Place Heaven
  • Lana Del Rey – Honeymoon
  • FKA Twigs – M3LL155X

Ambos trabalhos muito bons, são provavelmente os mais propensos a serem ignorados pela premiação, com exceção de Troye Sivan (nunca indicado), os demais já foram ignorados outras vezes com trabalhos também muito bons.