O som que vem da Rússia!

Paralelo ao clima intolerante da sociedade, a Rússia proporciona diversão com seu mercado fonográfico irreverente, estranho e…pop!

Quem viveu a música no início dos anos 2000, pôde acompanhar a dupla mais famosa que veio de lá:

 t.A.T.u

A dupla, formada por Lena Katina e Yulia Volkova, estourou depois do lançamento do polêmico clipe do single All The Things She Said, no qual elas aparecem trocando carícias e beijos. Depois, apareceram no clipe da canção Not Gonna Get Us, onde roubaram um caminhão e saíram em contramão, passando por cima de tudo o que aparecesse no caminho. Para conquistar o público americano, as meninas tiveram o apoio de Trevor Horn (produtor do Pet Shop Boys) e fizeram um cover de How Soon Is Now (Smiths) na versão em Inglês do álbum de estréia. Se internacionalizaram, mas não perderam o toque russo, em clipes álbuns seguintes nós vimos: estupro, assassinato, representação do inferno/purgatório, nudez e executamento. No primeiro clipe extraído do último álbum lançado pela dupla, elas afirmaram terem feito uma declaração clara contra o aborto, com a mensagem de que Yulia preferiu morrer ao invés de abortar.

Resolvi abrir o post com as meninas, porque a dupla é a maior referência da música que existe na Rússia, e também pelo fato de que, acreditamos que lá seja um lugar onde tudo é proibido, e que por isso, não se pode explicitar certos tipos de coisas, e elas pintaram e bordaram!

Mas os russos adoram música eletrônica comercial (dance music, como eles chamam), vodka com cerveja e costumam gritar mais que a música, quando estão em bares. Um dos maiores clubs de lá, Central Station, impressiona pelo tamanho, e podemos imaginar o que rola por lá pelas fotos:

 

Quer saber o som que rola por lá? Vem com a gente!

1

Essa é a Polina Gagarina. Cantora, compositora, atriz, modelo e, atual coach da edição russa do The Voice.

2

Sergey Lazarev é cantor, dançarino e ator.

3

Elena Temnikova, Olga Seryabkina e Dasha Shashina formam o trio Serebro, uma das bandas russas mais populares. Querem uma curiosidade?

Ouçam essa música:

Curtiam? Ela também, ó:

 

4

A espetacular Nyusha é uma das mais famosas lá na Rússia. Tem estrela americana que não chega aos pés dela, hein?!

Mas se vocês não querem desistir do primeiro som apresentado nesse especial, temos a versão solo da Lena Katina, uma das integrantes do t.A.T.u:

Notaram que a maioria das músicas tem uma forte influência da música pop/eletrônica, e que remetem ao som de grandes artistas pop americanos/europeus? Isso tem relação com a queda do regime soviético, que permitiu uma invasão do pop ocidental. Essa abertura também permitiu a chegada de modernos equipamentos de som, antes raríssimos no país.

Ficaram curiosos pra saber qual o artista americano que mais bomba por lá?Pensem numa rainha… the one and only:

 MADONNA

A cantora é uma das únicas artistas que sempre consegue lotar estádios, só não fará isso com a Rebel Heart Tour, e os russos estão questionando a ausência de Moscou e/ou St. Petersburg na rota da turnê. Nós também!

O sucesso por lá é tanto, que a cantora tem duas unidades de sua academia (Hard Candy Fitness) por lá:

 

Apesar de toda essa influência, é muito difícil encontrar um russo que fale Inglês, o mercado de entretenimento ainda está em expansão por lá, mas há uma explosão da cultura pop acontecendo nesse momento, e abrindo um pouco da personalidade dos russos.É só um país diferente do que estamos acostumados, vale a pena descobrir e perceber que, ele é lindo e também pode ser familiar.

Tchau, tchau!  Oops… Poka/Пока! 


dsc00242