Temas de novelas

As telenovelas são uma marca na tv brasileira, são características de nossa cultura. Já determinou costumes e modificou particularidades do brasileiro.

Influenciaram ao longo desse tempo todo como o brasileiro via seu país e via a si mesmo. Personagens icônicos influenciaram até a forma dos brasileiros se vestirem e se portarem. Algumas histórias influenciaram inclusive na criação, manutenção e aprovação de direitos, hoje estabelecidos como lei. Como exemplo: a história da personagem Dóris vivida por Regiane Alves na novela Mulheres Apaixonadas que chegava ao ponto de agredir os avós, inspirou assim a aprovação do Estatuto do Idoso que tramitava no Congresso por oito anos.

Mas além dos costumes, moda, ideias, as novelas também traziam e ainda trazem consigo ótimas trilhas musicais. Há quem diga que não há coisa melhor para promover músicas no Brasil do que as novelas.

É fato que de algum tempo pra cá o conceito de novelas entre os brasileiros vem decaindo, mas ainda sim faz parte de nossa cultura e seus temas musicais ainda tomam conta das rádios. Seus personagens e suas músicas ainda inspiram.

Reunimos aqui os principais temas que embalaram essa histórias que acompanhamos há tempos e que dominam as rádios nacionais, incluímos por sinal o último hit da americana Rachel Platten. Fight Song sua última canção figura como um dos principais temas da próxima novela global a estrear segunda e promete dominar as rádios brasileiras nos próximos meses.

A canção já é tema de um vídeo clipe promocional (bem fofo digamos) com os protagonistas da história.

Também incluímos o hit Shimbalaiê da paulista e talentosíssima Maria Gadú, que após ter sua canção incluída na trilha de Viver a Vida de 2009 tornou-se uma das maiores revelações da música nacional. Na mesma trilha éramos agraciados com duas divas, Mariah Carey com I Want Know What Love Is e a saudosa, lendária e eterna Whitney Houston com I Look To You.

E para quem se lembra: quem  não deixou uma lágrima escapar dos olhos com Love By Grace de Lara Fabian ao fundo, enquanto Camila, personagem de Carolina Dieckman em Laços de Família, tinha seus cabelos raspados em decorrência de um tratamento de quimioterapia?

 

spotify:user:evandromelo:playlist:3Qp2JkJ6vMGvFYEk4nEOfA

A telenovela brasileira não está em sua melhor fase, isso é uma verdade.
Mas já foi a maior atração de uma tv e ditou moda, costumes e determinou direta ou indiretamente o que ouvíamos nas rádios.