Música Pop da Hungria

Desde que descobri que viria pra Hungria andei pesquisando sobre a música pop daqui, pois só conhecia a banda Compact Disco (está na lista). Ao chegar aqui descobri que a música regional folk/rock é bem forte, mas há sempre um espaço pra artistas pop! Selecionei os que mais gostei desde então e creio que fãs de música pop em geral vão apreciar também 🙂 . Foi difícil encontrar artistas que cantam em inglês, dado que até o fim do regime socialista no final da década de 90 a Hungria estava do lado soviético. A língua inglesa começou a se difundir recentemente, logo a minoria da população fala inglês (estima-se que 27%), então artistas locais tendem a cantar em húngaro.

Compact Disco: Synthpop potente

Compact-disco-evrovidenie-20121336714760Em 2008, três músicos de backgrounds distintos se juntaram para formar o grupo Compact Disco. É aquele tipo de som que se você curte Depeche Mode, vai te agradar! Com quatro discos lançados, com músicas principalmente em inglês, mas também em húngaro, o grupo parece sempre ser destaque tanto nos charts quanto na cena dance (eu já ouvi música deles na balada aqui), sendo bem respeitados. Em 2011 eles levaram o prêmio de melhor artista húngaro no MTV Europe Music Awards. Em 2012 eles representaram a Hungria no Eurovision Song Contest.

mP10eZ

 

Viktor Király: possibilidade de sucesso internacional

1O moço, hoje com 31 anos, nasceu nos States mas se mudou pra Hungria quando adolescente. Teve uma banda com seu irmão gêmeo e em 2008, como artista solo, ganhou a versão húngara do reality Pop Idol. Desde então ele lançou 3 álbuns e tem tido sucesso na Hungria, cantando em inglês e húngaro. Ah, ele também manda bem no piano.

y0GYLp

E, olha só, ele tá competindo na atual temporada do The Voice americano. Nas blind auditions ele conseguiu fazer os quatro jurados virarem e escolheu estar no time de Adam Levine. Atulamente está no time da Gwen Stefani (foi “roubado”) e ainda tem chances de ganhar o programa! [UPDATE] Viktor foi eliminado nas Playoffs (top 24) 🙁

 

Carbonfools: rock/pop easylistening

the_carbonfools_20150723Definitivamente uma das bandas mais populares da Hungria, principalmente entre os jovens. Eles têm tudo para serem populares: cantam em inglês, músicas rock/pop pegajosas, vocalista bonitinho. Começaram em 2001 e desde então lançaram 4 álbuns bem vendidos na Hungria. O título do primeiro álbum (Poisoned Goulash) faz uma referência ao goulash, comida típica húngara.

 

Bereczki Zoltán: o queridinho

1298O moço é mais famoso por seu trabalho como ator de musicais e por aparições em filmes húngaros. Lançou vários discos de duetos musicais e já foi casado com uma atriz do ramo. Em 2010 (nos seus 34 anos) ele engatou na carreira pop e lançou apenas um disco do gênero, com músicas somente em húngaro, obtendo sucesso na sua terra. Ganhou o prêmio de melhor artista húngaro no MTV Europe Music Awards 2010. Hoje em dia ele voltou às origens e faz musicais e é jurado de um programa de caça talentos.

Kep29n

 

Zséda: diva estabelecida

34087._0A mulher, hoje com 40 anos, começou a carreira pop em 1994 (aos 20 anos) como parte do grupo Cotton Club Singers. Em 2002 ela partiu pra carreira solo e desde então vem colecionando singles #1s e albums multiplatinados nas paradas húngaras. Canta somente em húngaro, mas faz clipes fechativos.

zseda

 

Muri Enikö: A nova diva

www.stop.huA moça ficou em segundo lugar na segunda temporada do X Factor húngaro, em 2011. Mesmo assim fechou contrato com a Sony Music. Seu primeiro álbum foi lançado em 2012 e atingiu #2 nas paradas húngaras. O segundo álbum está previsto pra este ano. Infelizmente a linda só canta em húngaro, mas é pop do jeito que a gente gosta, com direito a clipe destruidor no qual ela literalmente amarra o boy magia.

 

 

  • Felipe

    Parabens.
    Estou estudando hungaro para tirar minha cidadania e as músicas sempre ajudam.