As Garotas da Nova MPB

A música popular brasileira é uma definição ampla de um estilo musical. Deu início na segunda metade da década de 1960, na junção entre músicas regionais e a segunda fase da Bossa Nova.

Significou, na época, muito mais que um estilo musical, um movimento que visava além de tudo, bater de frente com o golpe militar. Ou seja, a MPB é tão fundamental para nossa cultura que se faz importante também na história de movimentos sociais.

Anos se passaram e hoje o que vemos é uma MPB renovada, aqueles que lutaram por tudo na década de 1960 aos poucos vão saindo de cena e dando um espaço merecido para jovens talentos que estão reconquistando um público cada vez mais cativo.

Falamos aqui sobre os meninos dessa nova fase da MPB, hoje chegou a vez das damas. Fortes, talentosas e de um amor à música imensurável.

maria gadú

maria

 

Maria é um dos maiores expoentes dessa nova era da MPB. Indicada duas vezes ao Grammy Latino, fez ainda participações importantes em shows de grandes nomes como Alicia Keys e Caetano Veloso.

Conquistou o país com Shimbalaê, música tema da novela Páginas da Vida. Desde então Maria Gadú se consagrou no cenário musical do país e hoje sustenta uma carreira crescente e respeitada.

Alice caymmi

alice

Sustentar o sobrenome Caymmi com tanta garantia de si deve ser para poucas e Alice é uma dessas poucas.

Chegou ao cenário musical em 2012 com seu primeiro álbum, auto intitulado. Com composições próprias e dois excelentes covers de Dorival Caymmi e Björk. No ano passado ela lançava o aclamado e maravilhoso Rainha dos Raios.

E Alice Caymmi só está começando… Se quiser saber mais da moça, temos um especial dela aqui.

luiza possi

luiza

Luiza também carrega um sobrenome de peso. Surpreendeu a todos ao cantar ao lado da mãe, Zizi, no palco do Programa do Jô. O que era apenas uma aparição se tornou um ímã para oportunidades.

Assinou um contrato com a Indie Records e logo lançava o seu primeiro álbum, o Eu Sou Assim. Desde então foram cinco álbuns, além de coletâneas e dois álbuns ao vivo.

roberta sá

roberta_sa_fala_sobre_desfile_teca_spfw

Roberta carrega o amor a música popular brasileira. Nasceu em uma família que não ouvia outra coisa a não ser MPB.

Em 2002 quando de férias da faculdade de jornalismo, participou do extinto programa Fama da TV Globo, foi eliminada já na quarta semana, porém é um dos nomes mais bem sucedidos do reality show.

Por seus trabalhos, chegou a ser indicada ao Grammy Latino de melhor revelação. São cinco álbuns em dez anos de carreira.

Céu

céu

 

Céu é uma das mais “rebeldes” dessa lista. Considera a MPB um estilo que já estaria limitado, mas não rejeita seu rótulo.

Tem em seus trabalhos influências do Jazz, R&B e o Afrobeat. Seu álbum Vagarosa chegou a figurar nas listas de mais vendidos dos EUA e Europa, estabelecendo assim uma carreira estável fora do país.

Foi indicada ao Grammy Latino e ao Grammy.

Mariana aydar

mariana

Mariana é filha de Bia Aydar, produtora musical que trabalhou com nomes importantes da música nacional. Sendo assim, desde berço Mariana tem ótimas influências musicais, o que ela não abriu mão em seus trabalhos.

Mariana Aydar tem em sua carreira cinco álbuns lançados (leia a nossa review do maravilhoso Pedaço Duma Asa) e uma carreira consistente e reservada que só tende a crescer e ganhar mais respeito.

ana cañas

ana

Seu amor pela música floresceu aos 22 anos de idade. Lançou em 2007 seu primeiro álbum, o Amor e Caos.

Desde então foram mais três álbuns, incluindo o Tô Na Vida lançado em julho desse ano, que por sinal temos uma review aqui. E se quiser saber mais sobre a moça e suas inspirações também temos um especial sobre ela.

bruna caram

bruna

Bruna é natural de Avaré, interior de São Paulo. É diretamente influenciada por sua avó, Maria Piedade, cantora da era do rádio, lá em 1950.

Mistura em seus trabalhos a Bossa Nova, o Jazz e a influência pop. Tem na carreira três ótimos álbuns lançados e bem, você TEM que ouvir.

Tulipa Ruiz

mi_16682044371291475

Tulipa Ruiz iniciou uma carreira musical após abrir um perfil no Myspace. Começou a postar vídeos fazendo alguns covers e quando notou que todos os visitantes gostavam de sua voz, decidiu seguir uma carreira musical.

Tulipa também é desenhista. Expões seus trabalhos em sua conta no Tumblr, na página Ateliê da Tulipa. Foi inclusive, responsável pela arte principal de seu primeiro trabalho, Efêmera.

tiê

Tiê

Linda, graciosa e de voz doce mas com temperamento forte. Mistura que faz de Tiê um grande nome nesse cenário da MPB.

Tem na carreira três álbuns lançados, uma gravadora independente que é inclusive, responsável por novos nomes da música Indie nacional, como André Whoong.

Fizemos há algum tempo um especial sobre Tiê, onde falamos de suas influências e sua paixão pela música.

Marjorie estiano

marjorie_estiano

Atriz e nas horas vagas se dedica a música. Marjorie entrou no cenário musical após protagonizar uma temporada da novela global Malhação. Interpretando a personagem Natasha, a qual fazia parte de uma banda, despertou o interesse do produtor musical da novela e da gravadora.

Nascia assim seus dois primeiros álbuns, total ou parcialmente voltados a música pop. Porém em 2014 a cantora Marjorie voltou a tona e nos trouxe o Oito (leia nossa review) onde a cantora utilizava das principais vertentes da MPB para compor um excelente trabalho.

mallu magalhães

mallu

Mallu Magalhães é um nome em crescente ascensão. Despreocupada, leve e sempre de bem com a vida, Mallu tem uma marca registrada no cenário musical do país.

Sempre trabalhando conforme seus impulsos e sua vontade chegou a chamar a atenção da imprensa internacional. Hoje está ao lado de seu marido o também cantor (e líder dos Los Hermanos) Marcelo Camelo e o músico português Fred Ferreira no projeto musical Banda do Mar.

clarice falcão

clarice

Cantora, roteirista e atriz, Clarice Falcão também é um dos nomes que já foram indicados ao Grammy Latino.

Em 2012 ela lançou o EP Clarice Falcão, e assim iniciava a sensação que era seu nome. Por meio de seus vídeos ao som apenas de sua voz e violão, Clarice se tornou bastante conhecida pelas redes sociais Brasil a fora.

Seu primeiro álbum Monomania de 2013 chegou a ficar dias no topo dos mais vendidos no iTunes Brasil.

sandy

sandy

De todos os nomes aqui citados, a com mais tempo de estrada: São mais de 25 anos de carreira!

Iniciou sua carreira musical ao lado de seu irmão, Junior. Sandy & Junior então viria a se tornar um dos maiores (se não o maior) fenômenos musicais do país. Em 2007 eles anunciavam o fim da dupla.

Sandy deu um tempo na carreira e voltou em 2010 em carreira solo. Hoje ela se dedica a sua carreira, influenciada hoje pela música popular brasileira.