O som que vem da Itália

Temos falado aqui sobre a música que rola em outros países, como a Rússia. Hoje, dando continuidade a essa série, falaremos da Itália.

Itália dispensa apresentações, ainda mais para nós brasileiros, visto que seus costumes, gastronomia e diversidade está tão inserida em nosso país, que praticamente nos sentimos em casa ao falar dos nossos queridos Italianos.

A história da relação entre Brasil e Itália se dá início pela imigração italiana no país, isso por volta de 1880, quando o Brasil em alta pela cultura cafeeira, necessitava de mão de obra. A Itália na época vivia uma crise desencadeando na emigração de muitos Italianos.

A cultura Italiana já foi bastante explorada pela televisão, por exemplo. Telenovelas como Terra Nostra, enorme sucesso entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, incluiu em nossos costumes, aqueles vivenciados pela população na época da imigração italiana.

Junto de seus costumes e gastronomia, nos era apresentada também a música italiana, como a Tarantella, dança folclórica de origem no sul da Itália.

Anos à frente, os Italianos já dominaram até a música brasileira. Quem aqui não conhece a “quase brasileira” Laura Pausini?

Laura iniciou sua carreira por volta de 1993, no ano seguinte suas canções como La Solitudine, Strani Amori (essa ganhando uma versão de Renato Russo) e Gente chegavam ao Brasil e tomaram conta das rádios na época.

Suas músicas viraram temas de novelas, embalaram casais e fez Laura vir ao país diversas vezes. A cantora inclusive domina o português.

Mas não é só de Laura que vive a Itália. Rica em sua cultura musical, a Itália ainda exportou grandes nomes a paradas musicais pelo mundo.

Andrea Bocelli

Outro fenômeno de vendas fora da Itália, Andrea Bocelli é dono de 5 BRIT Awards e 3 Grammys. Como tenor chegou a gravar nove óperas completas, como cantor  gravou 16 álbuns, além de produzi-los. Andrea ainda é conhecido pelos incríveis duetos: já cantou com nomes como Jennifer Lopez, Celine Dión, Ariana Grande, Sandy e a própria Laura Pausini.

Tiziano Ferro

Tiziano Ferro também atingiu grande êxito fora de seu país de origem. Lançou seu primeiro álbum Rosso Relativo em 2001 na Itália, devido ao enorme sucesso lá, decidiu lançar uma versão em espanhol em 2002, o que lhe rendeu grande popularidade e sucesso fora da Itália, como na América Latina, por exemplo.

Hoje Tiziano é um dos principais nomes da música pop italiana.

eros ramazzotti

Outro grande expoente da música italiana é o Eros Ramazzotti. Iniciou sua carreira em 1982 e no ano seguinte vencia um dos principais festivais de música da Itália, o Festival de Sanremo na categoria de novas vozes (mesma categoria na qual Laura Pausini foi vencedora quase dez anos depois).

Em 1993 com a ascensão da música italiana mundo a fora, chegava a vez também de Eros conquistar outros países.

gala

Gala Rizzatto é totalmente desconhecida nos dias atuais. Mas no final da década de 1990 dominava as pistas de dança pelo mundo todo com seu primeiro álbum Come Into My Life.


E  não é só de música pop e romântica que vive a Itália.

Em 1990 era formado por lá o duo Articolo 31 de hip hop. Composto pelos rappers J-Ax e DJ Jad. Lançaram sete álbuns até que em meados de 2004 (ou 2005) decidiram se separar e seguirem carreira solo.


quem está bombando por lá?

Além de obviamente a Adele estar dominando as paradas musicais na Itália, um nome italiano vem conquistando e retomando seu lugar nas rádios e downloads digitais por lá. Trata-se de Marco Mengoni.

Vencedor da terceira temporada do X Factor Itália, Marco conquistou os corações e ouvidos italianos. Seu sucesso se expandiu por toda Europa, ainda figurou como primeiro italiano a vencer na categoria Melhor Artista Europeu no MTV Europe Music Awards.

Sua canção mais tocada por lá é Ti Ho Voluto Bene Veramente.


 

Ouça nossa playlist especial:

spotify:user:evandromelo:playlist:5rMuNXpBUJPOG1rSGHmnYO

  • vitor souza

    Descobri seu sire procurando músicas de outros países que não fossem UK e US e gostei muito do que achei! Espero que tenham outros posts como esse. Parabens.

    • Evandro Melo

      Muito Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário Vitor!
      Temos outros sim! Temos sobre a Rússia (que está linkado aqui neste post), temos algumas coisas da Hungria e mais sobre diversos artistas mundo a fora… Dê uma olhada em nosso site! 😉
      Volte sempre que puder!!

  • Pingback: A Música Latina – Música Inspira()