Álbum: Ben Haenow – Ben Haenow

Ser vencedor do X Factor UK e ter um single de natal #1 no Reino Unido não são necessariamente itens que fazem um artista se estabelecer. E Ben Haenow é a mais recente prova viva disso (antes era Sam Bailey). Talvez a culpa nem seja dele, mas de quem quer que esteja por trás da carreira do moço, enquadrando-o num molde que ele não se encaixa muito bem.

Deixar o álbum pra ser lançado um ano depois de vencer o reality não é das melhores ideias. Dá tempo suficiente pro público esquecer do artista ou perder interesse! Prova disso é a primeira faixa do álbum é Second Hand Heart, bem pop, com pegada country, que mesmo com participação de Kelly Clarkson, e com apresentação no programa que lhe garantiu fama, não pegou nem top 20 no Reino Unido. Slamming Doors deixa claro que o restante do álbum vai mostrar Ben numa zona pop/rock a la James Blunt/James Morrison/Com pitadas de Ed Sheeran. Dadas as performances de Ben no X Factor do ano passado e as músicas que ele performou, ficou bem evidente que o rapaz ficaria bem mais propenso a cantar rock. All Yours é a serenata de amor Pop/R&B que toda pessoa quer receber, porém é esquecível. Start Again torna ainda mais difícil a tarefa de se manter interessado em escutar o álbum todo.

Testify dá uma certa esperança e vontade de continuar a ouvir o álbum, com uma melodia genérica, porém agradável. Way Back When é um dos pontos altos do álbum. No refrão Ben canta “So give me that old school sound, I wanna drop the needle down” (Me dê aquele som de antigamente, quero abaixar a agulha – referindo-se a agulha de vitrola tá). Talvez se o álbum soasse como um som de “antigamente”, uma pegada mais rock em particular, Haenow estaria em melhor situação! Brother também é bem apreciável e emotiva. Something I Need, cover de One Republic e #1 no UK ano passado é talvez uma das faixas que mais se adequa bem a voz de Ben. Se você não estiver a fim de terminar de escutar o álbum todo (bem provável) chegue pelo menos à faixa 11, One Night, depois disso não melhora.

Ben Haenow parece ter sido levado a seguir um caminho seguro para ter um suposto sucesso comercial. Mas não teve. Simon Cowell tinha em Ben um talento enorme nas mãos mas não fez uso apropriado dele. Assim não tem como te defender Simon!

Veredicto: 35/100

Faixas que você tem que ouvir senão estará perdendo tempo de vida: Way Back WhenBrother