Assovios pra semana…

“Assovio ou assobio é a produção de som de altura definida a partir da expiração constante através da boca. O ar pode ser direcionado pela língua, lábios, dentes ou dedos para criar a turbulência necessária à geração do som. A boca serve como caixa de ressonância para reforçar o som resultante, atuando como um  ressonador de helmholtz. O assovio pode também ser produzido utilizando as mãos como caixa de ressonância”
Fonte: Wikipédia

E quem não fica assoviando aquela música que não sai da cabeça?

Pra ajudar nisso (ou não, provavelmente) o assovio foi incorporado à música e não se separou mais.

https://i1.wp.com/45.media.tumblr.com/tumblr_m9oc2whXGo1qzs21lo1_500.gif?w=980&ssl=1

Por volta de 1880 e 1930 entre os EUA, Canadá e alguns poucos lugares da Europa era muito popular a modalidade teatral Vaudeville. O gênero tinha como característica a variedade em suas apresentações que iam de espetáculos de circos de horrores (famosos na época), a monólogos e musicais. E eram nesses musicais que surgiram artistas tidos como “assobiadores profissionais” e assim a arte de assobiar profissionalmente se dava início.

 E é também a partir dessa época que o assobio passou a andar junto da música!

Hoje temos incontáveis hits que utilizam dos assovios como o atrativo, outros ficam em nossa memória exatamente por causa desses detalhes. Preparamos assim uma playlist só com assovios…

Obs.: Tanto faz escrever (ou falar) “assoBio” quanto “assoVio”, as duas formas são corretas!