The 5: One Direction do Oriente Médio!

Desde 2004, quando o X Factor britânico se mostrou um dos melhores programas de caça-talentos musical, a franquia tem se expandido pra vários países para felicidade de Simon Cowell, seu criador e idealizador. X Factor foi pros States, pra Austrália, pra Israel, pra Itália… E também acabou por invadir o Oriente Médio! Por lá o programa é exibido em vários países de língua árabe, não tem um país específico.

A quarta temporada do X Factor MBC foi neste ano e uma boyband formada nos moldes do One Direction foi formada no programa: juntaram 5 meninos bonitos que não foram selecionados como artistas solo na competição. Assim se originava The 5, que terminaria em segundo lugar na competição.

O grupo é bem internacional, o que facilita angariar fãs. Said e Mohamed são da Algeria, Kazem é do Líbano, Ahmed é do Egito, Adil é do Marrocos.

Acima, da esquerda pra direita: Mohamed, Said e Adil. Abaixo, da esquerda pra direita: Kazem e Ahmed.
Acima, da esquerda pra direita: Mohamed, Said e Adil. Abaixo, da esquerda pra direita: Kazem e Ahmed.

Eles cantam majoritariamente em árabe, mas misturaram inglês nas suas apresentações no X Factor. A ideia de fazê-los o 1D árabe é tão óbvia que eles performaram uma versão de Live While We’re Young na semi-final.

Eu realmente acho que apesar de os meninos apenas 2 deles serem bonitinhos e cantarem razoavelmente bem e tal, ainda falta uma boa dose de presença de palco. E vamos combinar, o nome do grupo também poderia ter sido mais original.

No mais, eles foram contratados pela Sony Music e já lançaram o primeiro single em árabe: El Donia Shabab (A vida adolescente). A música tem uma pegada pop/dance pra fazer sucesso nas rádios e nas pistas, ponto pros moços.

Agora só falta começar a lançar músicas em inglês né, por favor! Enquanto eles gravam o disco de estréia a gente já faz constatações e previsões: Said é o membro chave mais bonitinho, vem pra minha vida e que tem mais chances de ter uma carreira solo significativa daqui uns 3 anos; Ahmed é o que mais tem chances de fazer o Zayn e Adil é tipo a Michelle Williams pras Destiny’s Child.

Boa sorte The 5!