Acústicos MTV inesquecíveis!

O Acústico MTV é uma verdadeira tradição na história da emissora. Pelo programa passaram grandes nomes da música!

Nos EUA o programa existe desde 1989, estreou por lá com um show especial da banda inglesa Squeeze. Aqui no Brasil a MTV iniciou os testes dessa nova versão em 1990, logo quando a emissora chegava ao país.

No programa piloto, que jamais foi ao ar, o show ficou por conta do cantor Marcelo Nova, ex vocalista da banda Camisa de Vênus, que iniciava sua carreira solo.

Em 1991 foi gravad a primeira edição de fato, dessa vez com a banda Barão Vermelho, edição essa que foi lançado apenas em 2007.

Grandes nomes passaram pelo programa, que teve o melhor de nossa música nacional. Com o fim da gestão da MTV Brasil pelo Grupo Abril em setembro de 2013, a emissora passou a funcionar apenas na TV a cabo e desde 2012 não produz mais o programa.

Grandes sucessos saíram desses acústicos e aqui escolhemos algumas edições que marcaram nossas vidas, toda uma geração de amantes de música brasileira.

legião urbana

Tido por muitos o melhor acústico de todas as edições pela sua simplicidade – foi utilizado apenas dois violões e percussão. Foi gravado em 1992 e lançado só em 1999. No repertório clássicos como Hoje a Noite Não Tem Luar e Faroeste Caboclo.

O Rappa

Gravado e lançado no ano de 2005, a banda liderada por Marcelo Falcão, O Rappa, gravou em um show apenas para amigos e alguns membros de seus fã-clubes oficiais, seu acústico, que por sua vez foi lançado em CD e DVD.

Sandy & Junior

Eram dezessete anos juntos, quinze álbuns lançados e milhares de fãs pelo país, mas a dupla anunciava seu fim em 2007 e para fechar esse ciclo, essa fase na vida dos músicos, se reuniram e juntos com a MTV lançavam o acústico em CD e DVD. A iniciativa ainda rendeu uma turnê de 40 shows pelo país.

charlie brown jr.

Eles eram polêmicos, tinham personalidade, com letras fortes e diretas e faziam sucesso estrondoso. Um dos maiores feitos na carreira da banda é o acústico MTV, gravado e lançado em DVD e CD em 2003, chegou a marca de 250 mil cópias de discos vendidos. O 9º álbum mais vendido daquele ano e o 3º DVD.

cássia eller

Falamos aqui semana passada sobre a falta que Cássia Eller nos faz. Sua música, sua voz, seu amor pelos palcos.

O Acústico MTV, além de ser um dos melhores de todas as edições, é também o último álbum lançado antes de sua morte em 2001. O show foi dirigido Luiz Brasil e Nando Reis. Na setlist clássicos de sua carreira e covers que iam de Edith Piaf ao sambista Riachão e Chico Buarque.

kid abelha

Foi especialmente gravado no Pólo de Cinema e Vídeo, no Rio de Janeiro, em 2002, teve versões em DVD e CD.

O disco também é o mais vendido de todas as edições do programa, atingindo as duas milhões de cópias no Brasil. Em seu repertório um apanhado geral de todos os sucessos da banda e covers de Cazuza e Claudinho & Buchecha.


O último show realizado pelo programa foi com Arnaldo Antunes em 2012, desde então o controle da MTV Brasil mudou e os shows acústicos não foram mais feitos.

Nos EUA o programa Unplugged MTV continua sendo feito, porém agora só em formato exclusivamente para TV. Teve como convidado esse ano a banda inglesa Placebo.