Lizzo: Uma grande mulher para um mundo tão pequeno…

Poucos artistas nos chamam a atenção logo de cara, não é mesmo?
Precisamos ouvir algo, “experimentar” algo deles para que eles nos prendam a atenção logo de cara.

Um álbum chamado Big GRRRL Small World parece prepotente ao mesmo tempo que mostra força e coragem. Mas a prepotência cai por terra quando nos identificamos com cada letra.

Em suas letras, Lizzo fala sobre empoderamento feminino, sobre amar a si mesmo sob todas as coisas, fala sobre amor, ódio, indiferença.

Mensagem que deveria ser ouvida por muita gente mundo a fora. Pessoas que não se identificam com si mesmas ou que não aceitam seu corpo ou sua aparência do jeito que é.

Se ela se considera uma grande garota para um mundo pequeno é com toda razão e só se entende ouvindo sua ainda curta discografia, dando atenção a suas letras.

Nascida Melissa Viviane Jefferson, cresceu em Houston, Texas – EUA. Iniciou no cenário rap/hip-hop participando e fundando alguns grupos independentes como The Chalice, Grrrl Prty, The Clerb e Absynthe.

the_chalice_emily_utne

Com o grupo The Chalice, Lizzo lançava seu primeiro álbum, intitulado We Are the Chalice em 2012. Em 2013 já no grupo Grrl Prty, lançava três singles: Batches and Cookies, Wegula, e Night Watch.

Lizzo-Lizzobangers

Em outubro de 2013 era laçado seu primeiro disco, Lizzobangers, e então no fim de 2015 chegava sua obra prima: o disco Big GRRRL Small World.

Via email, entrevistamos Lizzo e falamos sobre seu novo álbum, sua inspirações, feminismo, suas músicas favoritas!

MILizzo, como foi o processo de criação desse seu novo álbum? Como você chegou ao título, as letras, as melodias?

LizzoO título é uma frase que eu falo em minha primeira música “solo”, W.E.R.K. e acabou ficando. Isso me descreve muito bem e agora isso significa ainda mais. Eu não sei como as letras / melodias vêm Eu apenas brinco no estúdio.

MI –  Eu vejo esse seu trabalho como uma ótima forma de motivar garotas ao redor do mundo a serem mais fortes e mais corajosas, você o vê da mesma forma? Como você espera que ele possa inspirar outras pessoas?

LizzoA quem você se refere? A mim? Haha
Eu quero que mulheres e garotas me vejam como uma voz que possa representá-las.Espero que funcione, eu só posso colocar minha música por aí e torcer pelo melhor!”

MI Algumas músicas desse novo álbum são suas favoritas? Quais?

LizzoEu amo Bother Me, é o meu ego e autoconsciência, tudo embrulhado em uma coisa só, além disso, eu fiz a segunda parte com Justin Vernon e é realmente especial para mim. Humanize é outra favorita, eu não podia parar de ouvi-la durante o processo de mixagem, eu a amo muito.

MI Qual a canção pra você é a mais pessoal?

Lizzo1 Deep me desarma. Eu nunca contei a história do meu silêncio, então foi difícil pra minha mãe ouvir pela primeira vez. Além disso no fim da faixa, eu apareço lendo em voz alta duas cartas, uma é uma carta de amor e a outra uma carta onde eu estava com raiva, as duas escritas para pessoas diferentes.

MI –  Você se importa para a forma como sua música é recebida pela crítica?

LizzoEles vão gostar ou não, embora eu nunca espero elogios da crítica.

MI  Você se considera feminista?

LizzoAbsolutamente

MI –  Aqui no Brasil em uma prova (uma espécie de vestibular) importante para o acesso a faculdades federais, foi proposta na redação a discussão da persistência da violência contra a mulher, isso resultou em uma série de comentários machistas e imperdoáveis pela internet. Como você vê essas discussões?

LizzoAcho inacreditável o fato de aceitarem que os homens continuem batendo nas mulheres que eles “amam”. É importante mantermos um dialogo sobre violência domestica. Acho que se alguém batesse na mãe, irmã ou filha de algum desses homens, eles não fariam esses comentários na internet.

MI –  Como você vê a posição da mulher negra na música atualmente?

LizzoImitado e subestimado.

MI  Quando falamos de Brasil, o que lhe vem a cabeça? Conhece alguma coisa de nossa cultura?

LizzoOMG!! Carnaval! E eu quero ir e encontrar meu marido aí!!
Além disso eu amo o Português. Eu posso falar um pouquinho de português e um pouquinho de francês, então eu posso aprender, não?

MIQuem são os músicos que lhe inspiram?

LizzoPra sempre Beyoncé!
Freddy Mercury
Cedric Bixler-Zavala
Thom Yorke
Björk
Bach

MI Quais as músicas que lhe inspiram?

LizzoFinale in G – Kalinikov
To Zion – Lauryn Hill
Alright – Kendrick Lamar
E qualquer música do Kanye West!

Você pode ouvir seu mais recente disco aqui:

spotify:album:40T5m4a19xUgVyWQaYrVRb

Acesse sua página no Facebook, seu site oficial e inscreva-se em seu canal do Youtube!


Curta a gente no Facebook e nos siga no Instagram!

Tagged with: