Os Melhores Discos de 2017, segundo nós!

Melhores Discos de 2017

Deixamos para o inicio deste ano de 2018 uma das tarefas mais árduas para quem gosta de música e procura legitimar o que foi bom ou não num ano. Afinal, vai que um disco daqueles é lançado de surpresa bem no dia 31 de dezembro… não poderíamos deixá-lo de fora, não é mesmo? Estamos falando das listas dos melhores. E cá estamos com os melhores discos de 2017.

2017 foi um ano em que muita coisa aconteceu na música, FELIZMENTE. Tivemos diversos e diversos lançamentos, comebacks, especulações… assim como, mortes que jamais poderíamos imaginar que teríamos que vivenciar tão cedo. Porém tivemos alguns álbuns que vão ficar na nossa memória e em nossas playlists por um bom tempo.

Os Melhores Discos de 2017! 

Nunca, nunca, nunca é fácil eleger quais foram os melhores discos de um ano. Para se ter uma ideia nos propomos, aqui internamente na nossa equipe, a ouvir aproximadamente 490 álbuns que foram lançados ao longo de todo 2017. Os nossos quinze favoritos estão listados abaixo.

Antes de mais nada lembre-se que:

  • Listas não são absolutas, superiores e verdadeiras: elas refletem, em grande parte das vezes SEMPRE, opiniões bastante pessoais. Então, não sinta-se ofendido ou tome as dores do seu artista favorito se o disco delxs não estiver por aqui, blz?

 

Quais foram os 15 melhores discos de 2017?

Como dito anteriormente, não foi fácil chegar nesses quinze discos melhores posicionados. É difícil, principalmente, quando você tem que contabilizar votos que não são apenas os seus e que representam o emocional de outras pessoas. Qual a sua relação com seus discos favoritos? Quais os sentimentos que eles tem provocam a cada audição?

Cada um de nós, por aqui, temos uma interpretação diferente dos álbuns indicados, o que faz da lista um reflexo mais justo sobre o que realmente gostamos e ouvimos milhares de vezes ao longo de todo o ano de 2017. Somos um time! E a opinião do outro importa SIIIIMMMM!

Não foi surpresa quando tivemos o novato Khalid e seu álbum de estreia American Teen no topo da lista. O cantor despontou como uma das grandes promessas da música falando de questões raciais mas também se divertindo. Quem foi que disse que tocar em assuntos sérios precisa ser tão difícil e pesado? Aliás, o tom político permeou boa parte das discussões on e offline deste ano que passou e também foi tema de vários discos lançados: Stormzy, Rincon Sapiência, Criolo e Kendrick Lamar estão aí para contar suas histórias.

Também tivemos tons mais leves… quer se jogar e se divertir? Ouça a estreia de Dua Lipa, um dos lançamentos mais aguardados e festejados do ano. Quer um retorno muito, mas muito comentado? Tem o Melodrama, da neozelandesa Lorde. E aquele que deve roubar a cena no Grammy deste ano? Tem Kendrick Lamar, COM CERTEZA!

Confira aqui nosso ranking:

15 – Aquilo, Silhouettes

14- Declan McKenna, What Do You Think About The Car?

13- Criolo, Espiral da Ilusão (REVIEW)

12- Stormzy, Gangs Signs & Prayer

11- Flora Matos, Eletrocardiograma (SAIBA MAIS)

10- NF, Perception

09- Lana Del Rey, Lust For Life (REVIEW) 

08- Dua Lipa, Dua Lipa (REVIEW) 

07- Rincon Sapiência, Galanga Livre (REVIEW) 

06- Lorde, Melodrama (REVIEW) 

05- Rationale, Rationale (SAIBA MAIS)

04- Sza, CTRL (REVIEW) 

03- Kendrick Lamar, Damn (REVIEW) 

02- Jessie Ware, Glasshouse (REVIEW)

01- Khalid, American Teen (REVIEW) 

Não curtiu a lista? Você pode conferir a lista dos 50 melhores do ano, de acordo com a revista Rolling Stone, bem aqui!  Prefere a da Billboard? Só vem aqui! Ainda tem a lista de melhores discos internacionais feita pelos nossos amigos do Tenho Mais Discos que Amigos!

CURIOSIDADES DOS MELHORES DISCOS DE 2017! 

Quando a gente tá organizando nossa lista, ouvindo álbuns e mais álbuns, não prestamos atenção em algumas informações bastante curiosas que podem passar despercebidas.  Olha só o que, analisando com um pouquinho de mais calma, a gente percebeu sobre o ranking:

  • Dos 15 discos selecionados, 8 são álbuns de estreia;
  • Apenas três discos nacionais figuram entre os quinze melhores de 2017;
  • Apenas 1 álbum é de um duo/grupo/banda – Aquilo.
  • Os quatorze primeiros colocados são de artistas solo!;
  • 6 discos de mulheres aparecem na lista;
  • Enquanto 6 álbuns do ranking são de artistas negros;
  • Apenas dois artistas da lista tem menos de 20 anos de idade – Declan McKenna e Khalid têm dezenove anos;
  • Apenas um dos artistas do ranking possui mais de 40 anos – Criolo (42 anos), enquanto quatro aparecem na casa dos 30 e todos os demais com seus vinte e poucos anos.
  • Além do Brasil, Inglaterra e Estados Unidos, o único país que marca presença no ranking é a Nova Zelândia com a Lorde.

Alguma outra curiosidade que você consegue observar nesse nosso ranking? Conta para gente.

 

Agora é torcer para que 2018 seja um ano incrível com lançamentos bem interessantes que deixe a nossa vida bem mais difícil de escolher os favoritos e melhores do ano!

RELEMBRE: Os melhores discos de 2015 e 2016!